24/06/2020 19:06

Formação para a equipe da PROPAAE, com Patrícia Teodolina

Dando continuidade aos momentos formativos da equipe da PROPAAE, aconteceu no dia 23 de junho de 2020, pela manhã, um encontro com Patrícia Teodolina, pedagoga, escritora, fundadora e presidente do Projeto FAMA, que explanou sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista.

No momento formativo, Patrícia abordou aspectos relevantes que fazem parte do sujeito autista e que o faz vivenciar o mundo de forma única e peculiar. Foram abordados conceitos, características e se abriu para a discussão a respeito do autista dentro das Instituições de Ensino Superior e possíveis dificuldades, em especial no ambiente da sala de aula. Pudemos inferir que para além da sensibilidade, é necessária a ampliação da discussão sobre o tema, já que é preciso conhecer as especificidades do transtorno, para se fazer as adaptações pedagógicas necessárias e para que a Universidade ofereça o apoio que esses indivíduos  precisam, promovendo sua inclusão de maneira significativa e humanizada.