16/07/2021 16:07

Propaae realiza reunião com a Sepromi

Na manhã de 15 de julho de 2021, a gestão da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis- PROPAAE, juntamente com a equipe da Coordenação de Políticas Afirmativas – CPAFIR, se reuniram com representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI, almejando firmar parceria para o fortalecimento das políticas afirmativas na UEFS.

Estiveram presentes na reunião as representantes da SEPROMI - A coordenadora de Promoção de Igualdade Racial Lucy Góes e a Assessora Especial Valdiria Veridiano. A PROPAAE apresentou as politicas e ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria para a inclusão de estudantes cotistas (negros/as, indígenas, quilombolas, ciganos/as, pessoas com deficiência e transexuais/travestis/transgêneros e destacou a necessidade de ampliar as ações para garantir a permanência destes estudantes na educação superior até a finalização de seus cursos.

Também foi dialogado sobre a participação da SEPROMI no Novembro Negro de 2021 e a elaboração conjunta de um Calendário Afirmativo com datas importantes ligadas as políticas afirmativas e as categorias de cotistas que a UEFS acolhe.

A SEPROMI convidou a PROPAAE da UEFS para fazer parte da Rede de Combate à Intolerância Religiosa, assim, a gestão da Pró-Reitoria encaminhará nos próximos dias o nome do/a representante da UEFS almejando fortalecer as lutas e resistências contra as diversas formas de discriminações dentro do espaço universitário.

Também estava presente a Assessora Especial de Relações Institucionais da UEFS, Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira, Soanne trouxe como pauta o levantamento de ações para garantir a permanência dos estudantes estrangeiros que estão fazendo intercambio na UEFS em tempos de pandemia.

A gestão da PROPAAE avaliou a reunião como uma ação muito positiva, pois foi um momento de grande importância para estabelecer parcerias fundamentais para fortalecimento das Políticas Afirmativas.