• Imagem logo site propaae uefs

Notícias

12/04/2019 17:04

III Simpósio da UEFS sobre Autismo

Nos dias 09 e 10 de abril de 2019 aconteceu no Auditório Central da UEFS o III Simpósio da UEFS sobre Autismo, organizado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE.
O Simpósio teve como tema O SUJEITO para além do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para levar o público a compreender que existem influências biológicas, psicológicas e sociais para a formação de qualquer indivíduo. O autista é um ser humano ativo em seu próprio desenvolvimento, mas que precisa de estímulos ao seu comportamento e de reais oportunidades de inclusão para poder se desenvolver integralmente.
O público alvo foram professores, estudantes, familiares e profissionais interessados no tema. Contamos com a participação de pessoas de Feira de Santana e também de cidades como Biritinga, Camacã, Itaberaba, Terra Nova, Governador Mangabeira, Alagoinhas, Lamarão, Riachão do Jacuípe, Salvador, Valente, Nova Soure, São Gonçalo, Ichú, Tucano, Santo Estevão, Serrinha, Cruz das Almas, Anguera, Itaperoá, Valença e Barrocas.
Na palestra de abertura a pedagoga e fundadora do Projeto FAMA (Fantástico Mundo Autista), Patrícia Teodolina, inspirou e encorajou o público a acreditar que é possível conseguir avanços significativos com os sujeitos dentro do espectro autista, desde que se acredite na sua capacidade e que se invista amor em cada atitude.
A mesa redonda que tratou da constituição do sujeito, o esquema corporal e a sexualidade no TEA teve a participação das palestrantes Erika Andrade, Ana Cláudia Passos e Alice Munguba. A abordagem desenvolvida foi direcionada ao cotidiano e as mudanças que ocorrem na vida do adolescente com autismo bem como de qualquer indivíduo na adolescência .
O segundo dia do Simpósio foi de muita emoção. Pela manhã com a discussão sobre arte, movimento e sensações na construção do sujeito autista, as palestrantes Suzana Nogueira, Adriana Balaguer e Patrícia Câmara entusiasmaram a platéia demonstrando como é possível o desenvolvimento da criança com autismo a partir da utilização de estratégias diversas respeitando e entendendo as diferenças e os limites que cada um possui. À tarde, Leonardo Martinez, Vice Presidente da AMA (Associação de Amigos do Autista da Bahia) e pai de um adolescente autista, relatou a experiência de sua paternidade mostrando como se deu o luto e a aceitação do seu filho com autismo. Em seguida abordou os instrumentos de luta para pais de filhos autistas.
O III Simpósio da UEFS sobre Autismo se encerrou com uma reflexão final conduzida pela psicóloga Judinara Braz. “Vai lá saber, para onde vão os que marcham iguais” foi a frase utilizada para refletir como seria uma sociedade onde todos fossem autômatos ou agissem de forma homogênea. Foi abordada a necessidade de caminhar diferente, respeitando a individualidade do outro. Ao final o público foi motivado a acreditar que como ser humano, entre erros e acertos, é preciso seguir aprendendo e confiantes em dias melhores.
Os alimentos arrecadados com as inscrições para o III Simpósio da UEFS sobre Autismo foram distribuídos com duas instituições: a Creche Levanta-te e Anda e a APAE.

Links das apresentações do III Simpósio:


Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.